A família é considerada a primeira agência educacional do ser humano, conhecermos o valor,respeito e cultura.
A participação da família na escola é importante para o desenvolvimento do cognitivo da criança. E uma fase que precisa do vinculo dos pais para adquirir a própria personalidade.
A escola oferece suporte e meios para que a família também desenvolva-se conquiste seus espaço de cidadania e participação. Para ter sucesso e levar os alunos á aprendizagem , a escola deve contar com a participação de todos envolvido no processo de aprendizagem: gestor, os pais, os alunos e os professores.
A importância da família e muito bom no ambiente escolar.Assim ambos trabalham junto no desenvolvimento do aprendizado da criança,a família precisa participar do momento de formação da criança.
ResponderExcluirTorna-se de suma importância a participação da família na vida escolar,de seus filhos,Pois a escola e a família tem que caminharem de mãos dadas para um trabalho ser bem desenvolvidos.Hoje percebemos que os pais não dão importância na educação escolar de seus filhos, ainda mais quando estar focado a educação infantil que são deixados de lado muitas vezes....
ResponderExcluirA familia e fundamental na participacao do aluno na escola com o objetivo de leva a serio o processo de ensino,levando o aluno a ter responsabilidade nos seus estudos.
ResponderExcluirQuando falamos de educação temos que ter a noção de que todos temos o dever de cuidar e zelar pelo bem estar físico, psíquico e espiritual do aluno o que muita das vezes acabam deixando para a escola, e que essa por muitas vezes não se preocupa como se deveria e vai se transformando numa bola de neve e acaba acontecendo o que esta acontecendo a falta total do descaso com professores e os próprios pais.
ResponderExcluirÉ como dizia o nosso saldozo compositor Chico da Silva: " Que tempo bom que não volta nunca mais..."
ResponderExcluirTempo em que a família tinha autonomia sobre os filhos e principalmente em si tratando de criação. No atual panorama, uma das maiores cobranças que a escola faz, é exatamente a presença e o acompanhamento dos filhos na escola. Pesquisas e noticias, comprovam que se os pais acompanhassem mais a vida escolar dos filhos, os mesmo teriam mais rendimento no cotidiano da escola. Nas reuniões rotineiras da escola, ouvimos muitas desculpas dadas pelos pais "professor eu não tenho tempo para participar das reuniões na escola, tenho que sair 5 da manhã e só retorno as 19 horas", dizia um pai. e muitos ainda dizem que essas responsabilidades é do professor, a escola é para educar nossos filhos. Outro problema que a família atravessa é a sua desestrutura em relação a separação dos pais. Pesquisas apontam que quase 70% dos alunos matriculados, são filhos de pais separados.
Portanto, todos sofrem, principalmente as crianças, pois as mesmas não tem acompanhamento familiar cabendo muitas vezes essas responsabilidades ao professor. É preciso que as familias retomem o processo de educação previa em relação aos filhos, pois a sociedade e as escolas ja estão gritando, para que os pais voltem a se interessar ou pelo menos acompanhar a vida dos seus filhos na escola.
Sem o acompanhamento feito pela família, a escola pouco pode fazer para um aprendizagem eficaz, pois o horário em que o aluno fica na escola é insuficiente.
ResponderExcluirtrabalharmos essa temática e muito prazerosa como educadores podemos obter a visão de trabalharmos em sala de aula com os nossos alunos na educação para obterem uma consciência desde de pequeno para preservar o meio ambiente onde fazemos parte perante a sociedade.
ResponderExcluirA educação vive hoje um grande dilema, ser responsável por uma educação como um todo, em todos os aspectos. Cobra-se muito da educação e muito pouco das famílais, e por vezes a família atribui a educação respónsabilidades demais. Talvez esse seja um dos grandes problemas que impede a educação de alcançar seus verdadeiros objetivos. Perde-se muito tempo resolvendo problemas que não estão relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.
ResponderExcluirA família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
ResponderExcluirRessalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos.
Que bom seria se toda família tivesse em suas mentes a importância de serem verdadeiramente pais e mães,e reconhecerem que eles são os primeiros educadores,a aqueles que pensam que e dever apenas da escola e esquecem do seu compromisso de acompanhar seus filhos na escola em suas atividades, sem duvida nossa educação seria bem melhor ser houvesse a participação dos pais juntamente com a escola.
ResponderExcluirO apoio familiar com certeza tem grande importancia para a educação de seus filhos, que muitas vezes buscam a admiração de seus pais. E quando os pais tem participação ativa na educação de seus filhos, trabalhando em parceria com o professor, com certeza esse aluno tera um exelente desenvolvimento cognitivo.
ResponderExcluir